terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A ilusão do 'Ativismo'

Todos temos uma sequencia de atividades em nosso dia a dia, que pode ser preenchida de coisas como faculdade, trabalho, igreja, namoro, jogos e por ai vai.
E dependendo da intensidade com que realizamos acabamos vivendo uma vida extremamente Ativa. Logo de inicio, quero deixar bem claro que o 'Ativismo' ao qual vou me referir não em relação a movimentos ativistas em prol de certas ideologias, e nem da insistência da atitude moral, apesar de que terá menções a isso.
Quero me referir prioritariamente ao ativismo dentro da Igreja. A atitude de pessoas que pensam que por fazerem mais atividades que outras pessoas se acham no direito de se considerar melhores, o último biscoito do pacote, e que se encontram no direito de condenar qualquer um que não age como ele. Essas pessoas não tem um determinado grupo, pode ser desde o irmão que evangeliza de madrugada até o teólogo que pensa que descobriu a teologia. Em suma, é o pensamento arrogante de quem pensa que se tornou importante por esta fazendo algo que poucos fazem -  e que na verdade não esta fazendo mais que sua própria obrigação. Essa ilusão de superioridade e poder, nada mais é que mais uma artimanha de nosso egoismo que tende a nos colocar no centro do universo.

Quem não se deparou com situações ao qual foi confrontado com as seguintes indagações: Quantas almas você já ganhou esse ano? Que trabalho você desenvolve dentro da igreja? Que trabalho você desenvolve fora da igreja? Quantas pessoas você já ajudou a sair das drogas? E que geralmente vem seguidas dessa continuação. "Pois é, eu faço, já fiz isso, aquilo.."
Pois então, esse é o engano do ativismo, e que por muitas vezes eu fui contemplado com a estupidez de pensar dessa forma, me esquecendo que tudo que tenho e faço é DOM, e se é um dom - presente - , não vem de mim, mas sim de quem me deu. Entendo a raiva sincera dessas perguntas e comentários até por que eu mesmo já fiz bastante. É uma situação muito chata ver que você está fazendo um trabalho que na verdade era para muitas pessoas, ou melhor, a Igreja toda está envolvida. Apesar da sincera raiva, é inconcebível trazer para nós glória e orgulho de um algo que não vem de nós.

Pessoas com esse pensamento e atitudes são as mais propensas a saírem de suas congregações locais e se envolverem em outra que seja mais como ela 'pensa' ou até mesmo formar sua própria comunidade evangélica. O que nos remete a outro problema: A Igreja Local.

Não é de hoje que tenho visto essa mesma situação se repetindo. Pessoas que um dia não faziam nada, pela Graça de Deus no Poder do Evangelho vieram a consciência de que tudo que elas faziam era ínfimo de mais, comparado ao que Cristo fez, e a ordem de Cristo. Passaram a ser pessoas inteiramente ativas dentro e fora da congregação. Como um adolescente apaixonado, faziam tudo com a maior empolgação e paixão.
Mas o tempo vai passando, e o excesso de atividades realizadas pela pessoa se torna massante, e isso não por que não seja mais tão bom e apaixonante como era no começo, mas na maioria das vezes por que é muito trabalho para poucas pessoas. 
Então a síndrome do status toma conta de tal pessoa, e o movimento do 'Eu posso' é mais forte do que o 'Nós podemos'. Essa pessoa se revolta contra a Igreja Local, e acaba se tornando um organismo vivo(E cancerígeno), que acha que pode fazer tudo independente de uma Igreja Local. Por que embora a igreja local não seja o único elemento que  o Deus das missões usa, ela é o principal.
"As igrejas locais são a chave para missões mundiais"  Declarou Paul Beals, professor emérito do Seminário Batista de Grand Rapids. "São a fonte de pessoal missionário  de sustento financeiro e de intercessores informados. Sob a orientação divina, constituem o motor que move as missões mundiais" *

Se sua Igreja Local não é tão envolvida, o seu posicionamento não deve ser de um Che Guevara que saí de sua congregação para ir para outra ou até formar um novo ministério. Sua tarefa é, pregar a tempo e a fora de tempo, corrigir, repreender e ensinar com paciência a boa doutrina, e o exortar que nada mais é que: Estimular a fazer o bem!
Se sua congregação não é tão ativa como deveria, seu trabalho como servo é estimular as pessoas a fazerem o bem, e não simplesmente o fazer sozinho.
Não esqueça que qualquer atitude autônoma e soberba, não é nada mais se não a 'Síndrome do Status" a "Ilusão do Ativismo".

Seja revolucionário sem ser partidarista de si mesmo! Não estou dizendo que devemos ficar calados, e que não devemos criticar, muito pelo contrario. Estou falando das motivações de nossas criticas e atitudes. Que acima de tudo, nossas criticas sejam muito mais que objetos destrutivos de soberba, mas sim que seja, a conclamação humilde ao trabalho estimulando as pessoas a fazerem o bem e voltarem a verdadeira essência do Evangelho.

E finalizo com o discurso de uma pessoa que tinha tudo para se orgulhar de seu ativismo, mas não o fez.

"Estou argumentando de novo com vocês, não pensem que eu perdi o juízo por lhes falar assim; porém, mesmo que eu perdesse, ouçam-me de qualquer maneira - um desajuizado, um louco – enquanto eu me gabo um pouquinho como eles. Não foi o Senhor que me mandou vangloriar-me assim, porque eu estou agindo como um néscio desmiolado.  Entretanto, esses outros homens vivem dizendo a vocês como eles são formidáveis; então, lá vou eu:( Vocês pensam que são tão espertos - e ainda ouvem com tanta alegria a esses insensatos; e nem se incomodam em nada quando eles os fazem de escravos, tirando tudo quanto vocês têm, aproveitando-se de vocês, contando vantagem e dando-lhes no rosto ).( Sinto vergonha de dizer que não sou tão forte e ousado assim! Todavia, qualquer coisa de que eles possam gabar-se - estou falando de novo como um néscio - eu posso gabar-me também ). Eles se gabam de ser hebreus, não é? Ora, eu também sou. E eles dizem que são israelitas, o povo escolhido de Deus? eu também sou. E eles são descendentes de Abraão? Pois eu também. Eles dizem que servem a Cristo? Mas eu O tenho servido muito mais! ( Será que enlouqueci para me gabar desse jeito? ) Tenho trabalhado mais arduamente; tenho sido posto na prisão muito mais vezes, e chicoteado um número incontável de vezes; e tenho enfrentado a morte a cada instante. Em cinco ocasiões diferentes os judeus aplicaram-me seu terrível castigo de trinta e nove chibatadas. Apanhei de vara três vezes. Fui apedrejado uma vez. Três vezes sofri naufrágio. Numa ocasião fiquei em alto mar a noite inteira e durante todo o dia seguinte. Tenho viajado quilômetros e mais quilômetros e estado freqüentemente em grandes perigos de transbordamento de rios, de salteadores, e do meu próprio povo, os judeus, assim como nas mãos dos gentios. Enfrentei grandes perigos de multidões nas cidades, e de morte nos desertos, e de mares tempestuosos, e de homens que afirmam ser irmãos em Cristo, e não são. Tenho suportado a canseira, a dor e noites sem dormir. Muitas vezes tenho sofrido fome, sede e ficado sem o que comer; muitas vezes tenho tremido de frio, sem roupa suficiente para me agasa­lhar.  Depois, ao lado de tudo isso, tenho a constante preocupação com a marcha das igrejas. Quem comete um erro que eu não sinta sua tristeza? Quem cai que eu não anseie ajudá-lo? Quem é ferido espiritualmente que minha fúria não se levante contra aquele que o feriu?
 Mas se devo me gloriar, eu preferiria gloriar-me nas coisas que mostram quão fraco sou. Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que deve ser louvado para todo o sempre, sabe que eu digo a verdade." (2 Co 11:16-31 Bíblia Viva)


"Da mesma forma, não vamos além de nossos limites, gloriando-nos de trabalhos que outros fizeram. Nossa esperança é que, à medida que for crescendo a fé que vocês têm, nossa atuação entre vocês aumente ainda mais,
 para que possamos pregar o evangelho nas regiões que estão além de vocês, sem nos vangloriarmos de trabalho já realizado em território de outro.
Contudo, "quem se gloriar, glorie-se no Senhor",
pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda." (2 Co 10:15- 18 NVI)

Que os frutos de nossa salvação sejam evidentes a todos, e que sem precisarmos tocar trombeta o Senhor dê a devida paga para cada um de seu escravos - servos.

"Não faça elogios a si mesmo; deixe isso por conta de outras pessoas." (Provérbios 27:2 Bíblia Viva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso é para aqueles que tem dificuldade em comentar no meu Blog.
(Não sou só eu que sou sem noção ^^)
Você tem algumas opções.
Você pode ser meu seguidor e comentar direto na opção "Conta Google"(Principalmente se você já tiver um Blog).
Você pode colocar no Anônimo se quiseres me deixar curioso. hehehe

Ou

Nome/URL: Esse aqui você coloca seu nome e o indereço de algum site de relacionamento:Facebook, Orkut.. Ops.. Orkut morreu, tinha esquecido...heheh
Não é obrigatorio o endereço, podes colocar só o nome se quiseres.
Espero ter ajudado.
Ismael Batista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...