quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dono da Verdade

Desde de minha adolescência fui colocado em discussões complicadas sobre muitos temas diferentes. Mas com certeza o principal era a cerca de Religião.
Perdi a conta de quantas vezes em plena aula de Historia, Sociologia, Literatura, Filosofia, Biologia e Religião entrei em discussões tensas acerca de Fé.

Foi um tempo bom em minha vida, me instigou a estudar muito sobre tudo quanto é tipo de assunto. Procurei saber e me dedicar a um pouco de tudo. Li tantos livros acerca de religiões, ateísmo, historia geral, historia da igreja. Vi tantos videos acerca de evolucionismo e criacionismo. li tantas vezes a Bíblia. fiz de tudo um pouco para que pudesse ter argumentos sólidos e confiáveis. Sempre tive comigo de que não sou um Nerd ou coisa do gênero, mas sim sei usar o pouco que conheço ao meu favor. 

Com isso, criei um monstro que até hoje tenho que conviver.principalmente quando o tema é religião, não sou poucas as vezes que parece que sou dono da verdade, e mesmo que essa não seja a minha intenção, parece que é minha marca. Graças a Deus melhorei muito de uns tempos para cá. Aquela sede de querer expor minhas ideias a pondo de humilhar vem sido submetida a simplicidade que há em Cristo dia após dia. Mas ainda não são raras as vezes que essa arrogância e prepotência toma conta de mim.

Falamos com fervor daquilo que temos Paixão, e de igual modo, falar sobre Deus, Jesus, sua Obra. Provocam em mim borbulhas, se pudesse enfiar goela a baixo o conhecimento não-adquirido, mas sim revelado do Cristo encarnado, com toda certeza o faria.
Meu maior problema é meu Orgulho, e sou réu confesso. Afinal de contas, o primeiro passo para se libertar, é confessar. rs

Tudo o que aprendi no empirismo e na busca, não significa absolutamente nada. perdi a chance de ficar calado muitas vezes, e muitas vezes perdi a chance de fazer muito melhor. Não me arrependo de todos os debates que tive durante essa caminhada, só de alguns. Mas a maioria deles contribuiu muito para meu crescimento e amadurecimento. 

Hoje tento ser bem mais ponderado, e apto a pedir perdão sempre quando vejo facetas do meu 'EU' querendo holofotes. Não abro mão das verdades ensinadas por Cristo, por causa do relativismo. Muito pelo contrario, continuo lutando e defendendo o Evangelho como posso. Só que agora priorizando o engrandecimento de Cristo.

Não sou o dono da Verdade, mas conheço Ela muito bem. Mas essa Verdade não pode ser conhecida por vontade do homem. Não fui eu que encontrei a Verdade, foi a Verdade que me encontrou. E eu não tenho como convencer ninguém da Verdade. Sem que essa Verdade, que também é o Caminho e a Vida, não se revelar primeiro.
Não sou dono da Verdade, mas posso te comparar a Ela, pois essa Verdade é independente de mim. E comparado a Verdade, você saberá se realmente você está nela.

"Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." Jo 14:6


Luto ao máximo para não entrar mais em discussões acerca de outras coisas que não englobam o universo que faço parte. Ou seja, me policio para não entrar em discussões sobre Ateísmo, Evolucionismo, Religiões diversas e etc.
Agora quando a temática é Cristã, sempre gosto de opinar, dar um parecer bíblico. Se somos irmãos uns dos outros, então podemos contribuir uns com os outros, mesmo que seja através de um debate.

Realmente desejo que as palavras de Cristo falem mais alto que minhas próprias opiniões e palavras. Que fosse somente uma voz, mas o conteúdo viesse Dele. E isso é uma das coisas que mais admiro em um pregador que tem influenciado muito minha vida: Paul Washer, não sinto como se fosse ele falando, ou dando uma opinião, mas sinto como se estivesse sendo confrontado diretamente pela Palavra, e a quase todas as vezes é assim.

Que haja em mim o mesmo sentimento que houve em Cristo, para que os outros não venham a me ver como dono da Verdade, mas sim como propriedade da Verdade que é Jesus.

Paz

4 comentários:

  1. Olá a paz de Cristo.
    Muito boa suas palavras, a verdade é assim mesmo, arde dentro de nós, mas não adianta, como diz a bíblia, nem por força nem por violência, quer aceitar bem, não quer temos que fazer a nossa parte, já fez, é a pessoa e Deus.
    Que Deus te abençoe e um feliz Natal e bom 2013.

    Visite e comente: http://palavrabencoadora.blogspot.com.br/2012/12/devemos-ou-nao-celebrar-o-natal.html

    E curta nossa página também: http://www.facebook.com/pages/Palavra-Aben%C3%A7oadora/300230606701004?ref=hl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Não podemos negar a paixão que arde em nosso peito, por que se ela não arder, significa que ela não está acesa.

      Falar sobre Cristo não significa impor a Verdade, mas sim deixar a 'Verdade' cativar a pessoa.
      Para mim, o verdadeiro apologeta(Defensor da Fé), é aquele que defende a 'verdade' com o intuito de trazer as pessoas para ela. e não com o intuito de provar que está certo e outro errado

      No demais, temos de deixar esse amor e paixão pela Verdade nos consumir. E como diria Oswald Smith:"Se o proposito de Deus é alcançar o mundo inteiro em missões, e o desejo de Deus é que todo homem o conheça, e o grande propósito do Senhor é que toda a terra venha a seu conhecimento e você não está interessado em Evangelismo e Missões. Há uma grande probabilidade de você nunca ter 'nascido de novo'."

      Duro, mas um fato.

      Paz Amado, já estou seguindo.. ^^

      Excluir
  2. Gostei da forma em que escreve *--* te seguindo tb.
    Geeh Rodrigues
    http://solteiricecrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, também gostei muito da sua forma de escrever - sempre solto altas risadas enquanto leio. ^^

      Paz

      Excluir

Isso é para aqueles que tem dificuldade em comentar no meu Blog.
(Não sou só eu que sou sem noção ^^)
Você tem algumas opções.
Você pode ser meu seguidor e comentar direto na opção "Conta Google"(Principalmente se você já tiver um Blog).
Você pode colocar no Anônimo se quiseres me deixar curioso. hehehe

Ou

Nome/URL: Esse aqui você coloca seu nome e o indereço de algum site de relacionamento:Facebook, Orkut.. Ops.. Orkut morreu, tinha esquecido...heheh
Não é obrigatorio o endereço, podes colocar só o nome se quiseres.
Espero ter ajudado.
Ismael Batista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...