segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cuspindo para o alto

Se você cuspir para o alto, é bem provável do seu cuspe voltar na sua cara. E é justamente sobre esse 'cuspe' que eu quero falar. Algo tão serio que temos cuspido de nossas vidas, teologia, igrejas, cultos, e que uma hora ou outra vai voltar na nossa cara, e até pior, quem irá lançar em nosso rosto será o próprio Deus.

E para começar com estilo, vou fazer uma citação para ver se você compreende sobre o que vou falar.

"Se o proposito de Deus é alcançar o mundo inteiro em missões, e o desejo de Deus é que todo homem o conheça, e o grande propósito do Senhor é que toda a terra venha a seu conhecimento e você não está interessado em Evangelismo e Missões. Há uma grande probabilidade de você nunca ter 'nascido de novo'." Oswald Smith

Isso mesmo, esse post será dedicado para falar só sobre Missões Transculturais - ou interculturais. Falar sobre a 'Grande Comissão', ou melhor, a 'Grande OMISSÃO'. Perdoem-me se houver um pouco de ira em minhas palavras, pois é um assunto que envolve muita paixão em mim, tentarei ser o mais amoroso o possível. Trazendo a exortação conforme a palavra de Deus nos adverte.

Você pode está pensando: 'Ahhhh, ele vai falar isso por que ele já fez seminário de missiologia e também se envolve nisso'. 
Mas logo de cara, quero deixar bem claro que não é por que comprometi minha vida e estudei sobre missiologia, que vou falar sobre isso com tanta paixão. Mas sim por que muito antes de eu saber que entregaria minha vida para povos não-alcançados pelo Evangelho, o amor a Deus e sua Palavra me impulsionava a querer comunicar sobre o amor de Cristo com todos quanto pudesse. Fazer o treinamento me capacitou muito para poder falar, mas se antes não existisse o Amor, de nada valeria ter o conhecimento.

Uma outra frase que poderia ser usada para descrever a nossa situação é:"Cuspindo no prato que come"

Será uma postagem um pouco extensa, mas vou aproveitar enquanto estou inspirado para escrever.. HAUSHAUSHA

Vou resumir a historia para melhor compreensão.

Deus cria o homem e tem um relacionamento perfeito ele. A única coisa que ele não poderia fazer ele faz, e com isso mancha todos os seres vivos com algo chamado pecado. Deus por ser justo, tem que mata-lo por causa disso, por que o salario do pecado é a morte. A justiça exige que o culpado pague. Então entra em cena o primeiro missionário. A única pessoa que poderia alcançar o padrão de justiça de Deus, era o próprio Deus, então ele mesmo, através da pessoa de Jesus. Voluntariamente se dispõe, a sair de sua casa celestial, habitar no meio de um povo, e pregar a mensagem de salvação, onde Ele mesmo é a mensagem.
Ou seja, Deus tinha um único filho e fez dele um missionário. ^^
Beleza, agora vou dar um salto na historia(Em outro post falo sobre missões no antigo Testamento).
Jesus vem a terra, prega a mensagem do 'Reino dos Céus', faz discípulos e morre na Cruz para consumar sua obra. Uma vez ressuscitado, Jesus enfatiza que havia chegado a hora de eles saírem por todo o mundo é espalhar a 'Boa Noticia'(Boas Novas, Evangelho) a todo o MUNDO.
Paulo em três viagem evangelizou toda a Asia, e o mundo inteiro conhecido daquela época ouviu pelo menos uma vez sobre Cristo e sua obra.
Resumo do resumo.. Todas as partes do mundo foram alcançadas por pessoas que compreenderam que a ordem de Cristo era para todos e não para um grupo. Missionários, que deixaram suas terras natais, amigos, regalias e tantas outras coisas. Para plantar a semente do Evangelho e regala mesmo que fosse com seu próprio Sangue. E se hoje você conhece a Cristo, o Amor, e Plano de Deus, é por que no passado foi pago um preço de sangue por isso.
É por isso que cuspimos no prato que comemos, por que o Brasil também é um fruto da obra missionaria. Agora vamos a alguns dados e a algumas perguntas...

O Brasil tem aproximadamente 300 mil templos evangélicos. É justo, uma rua que tem aproximadamente 300 casas ter mais de 5 denominações? 
O Brasil se tornou o maior produtor de Bíblias do mundo(Bíblia do surfista, cachorro, mulher, gente que não sabe ler, tem de tudo.. HAUSHAUA). É justo, não vermos nenhum esforço relevante desses 300 mil templos, para a tradução da Biblia para as mais de 2000 mil linguás e dialetos que não tem 'ABSOLUTAMENTE' nada da bíblia?
95% das ofertas e dízimos são revestidos para coisas como: Construção civil, reparo de utensílios, atividades domesticas em geral. 4,5% Em missões urbanas e 0,5% entre povos que não-alcançados. De forma que se fossemos dividir a oferta total de missões para cada cristão evangélico, o valor anual de contribuição de somente uma pessoa seria igual a UM real e TRINTA centavos POR ANO!. É justo nós gastarmos mais dinheiro com coca-cola do que com aquilo que dizemos acreditar?
Falando em coca-cola, você sabia que a coca-cola já entrou em países onde o nome de Jesus nem é conhecido? Será que aqueles que estão por trás da coca-cola tem uma motivação melhor que a nossa?

Mas não! É muito fácil ficar no templo, cantando 'maranata' e ignorando 85 mil pessoas morrendo diariamente, sem nunca terem ouvido o nome Jesus. É muito fácil sairmos no domingo e como se estivéssemos no self service, escolhemos uma denominação que nos agrade, e caso haja qualquer tipo de transtorno, troca-se de denominação, assim como se troca a roupa suja. Mas orar pelos cristãos Norte-coreanos, que são brutalmente perseguidos por sua crença em Jesus, que se reúnem em cavernas para fazer o culto, que realmente não tem sua vida por preciosa. Isso nós não queremos nem sequer saber.
É assustador saber, que a maioria dos crentes brasileiros vivem em função de seu próprio umbigo. Que amam a Deus em palavras, mas o NEGAM em ATITUDES!

É triste, eu ter que entrar em Igrejas e ter que apelar a imagens e videos fortes, para ver se a igreja esboça alguma reação diante da realidade. Quando na verdade isso não seria preciso, o amor a Deus deveria ser mais que o suficiente para a igreja viesse a fazer o que foi chamada para fazer: MISSÕES!


É triste ver Igrejas que mais parecem com EMPRESAS que só investem no que tem retorno rápido e financeiro. O que faz com que ela não invista na obra missionaria, pois a mesma não tem nem um dos dois retornos citados. Não é rápido, e ao invés de retorno, só há investimentos. Pastores mercenários, que esqueceram o valor de uma alma.

É triste ver pessoas que são ativas na obra de Deus, e por isso achar que já fazem o suficiente. VOCÊ NUNCA FARÁ O SUFICIENTE! Esquecem que o fato de estarem envolvidas em alguma coisa, não significara que ela estará isenta de orar e contribuir.

E não há nem desculpa para dizer que se está investindo em Missões Nacionais e Urbanas, pois as mesmas Igrejas, não investem nem 50% de sua força para isso. Aqui está a lista dos 8 segmentos menos evangelizados do País.

1° Indígenas - Temos 121 etnias indígenas que ainda não tem presença missionaria e nada do Evangelho. Onde se precisa urgentemente de 500 novos missionários para que essas tribos venham ser alcançadas .
2° Ribeirinhos - Há cerca de 10 mil comunidades ribeirinhas ao Norte do país, que não possuem ainda uma igreja evangélica entre eles.
3° Ciganos -  Há cerca de 700 mil ciganos no brasil da etnia 'Calon' que falam a linguá 'chibi', uma linguá ágrafa( sem grafia), e que não tem nada da Palavra de Deus.
4° Quilombolas - Há pelo menos 120 comunidades quilombolas no Brasil, não evangelizadas.
5° Estrangeiros - Enquanto em muitos países tem sido pregado o evangelho com sangue e lagrimas, no brasil, temos um contingente de estrangeiros desses mesmos países  sem nenhuma força de trabalho voltada para eles.
6° Os mais ricos dos ricos - Os que estão trancados em condomínios de luxo, onde ninguem tem acesso, se não os de sua própria classe.
7° O mais pobres dos pobres - Os que estão sempre disponíveis, mas ninguem quer pagar o preço para semear o Evangelho de transformação Social. Preferem o evangelho do 'pão com leite'.
8° Os excluídos socialmente -  Deficientes, Tribos Urbanas, Homossexuais, Prostitutas, e etc.

Agora diante disso, não há a desculpa que se está se trocando uma coisa pela outra, visto que nem uma nem a outra tem sido realizado com eficacia.
Vejo um quadro de Igrejas INCOMPLETAS. Não puxo a sardinha só para missões transculturais, por que para mim, a igreja que investe em missões transculturais e não investe em missões urbanas e nacionais, continua na mesma 'merda'.  Igreja completa, é aquela que sabe ser 'testemunha', TANTO em Jerusalém, COMO em toda Judeia, ATÉ os confins da TERRA! (Atos 1:8).

A essência da Missão se perdeu, quando a Missiologia passou a ser só mais uma matéria na Teologia, e não mais o intuito dela!
Se 'estudamos Deus', é para conhece-lo e faze-lo conhecido!

O que estamos fazendo?
Será que o que estamos fazendo é o suficiente?
Será que podemos ignorar os FATOS que escrevi?
Podemos até ignorar, e deixar para outro fazer, mas nós nunca poderemos dizer que nós não sabíamos dessas coisas.
Se o que Cristo fez na Cruz do Calvário por mim e por você não é suficiente para você levantar do seu comodismo e conformismo, então significa que há grandes chances de você não ter entendido ainda o que Ele fez por você. Vais perder sua vida na busca de encontra-la.

Sei que foi um pouco extenso o que escrevi, contudo, não queria terminar o ano sem dizer pelo menos 1% da angustia de minha Alma.

Para sua reflexão, deixarei algumas frases para sua reflexão.

"Uma visão sem ação, é somente um sonho. Uma ação sem visão é somente um passatempo. Uma visão com ação pode transformar o mundo"

"Se Deus quer a evangelização do mundo, e te recusas a sustentar Missões, então te opões à vontade de Deus" Oswald Smitt

"É justo uma igreja de 1000 membros ter 20 obreiros, enquanto cada 1 milhão de muçulmanos tem só 2,8 missionários transculturais?" David Botelho

"Se você acredita no que gosta no Evangelho e rejeita aquilo que quiser, então você não acredita no Evangelho, mas em si mesmo." Santo Agostinho

"Quem não tem uma causa para a qual morrer, também não tem um motivo para viver" Martin Luther King  Jr.

Entre tantas frases que poderia colocar, preferi colocar essa e deixar a tarefa de você que está lendo, descobrir qual é a relação que uma tem com a outra.

Na Paz, 

E com o coração ardendo em chamas...


Ismael Batista

2 comentários:

  1. Boom ' quem ama a cristo deve tb amar missões; Então temos que buscar diariamente pra que esta chama não se apague. Abraços
    ótimo assunto
    Geeh Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que os olhos não veem o coração não sente. Enquanto não nos comprometermos com missões a nivel sentimental e racional, nenhum dado ou palavra poderá mudar a situação atual.
      Agradeço pelo comentario..
      Abraços!

      Ismael Batista

      Excluir

Isso é para aqueles que tem dificuldade em comentar no meu Blog.
(Não sou só eu que sou sem noção ^^)
Você tem algumas opções.
Você pode ser meu seguidor e comentar direto na opção "Conta Google"(Principalmente se você já tiver um Blog).
Você pode colocar no Anônimo se quiseres me deixar curioso. hehehe

Ou

Nome/URL: Esse aqui você coloca seu nome e o indereço de algum site de relacionamento:Facebook, Orkut.. Ops.. Orkut morreu, tinha esquecido...heheh
Não é obrigatorio o endereço, podes colocar só o nome se quiseres.
Espero ter ajudado.
Ismael Batista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...