quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Perseguição Divina

Quero começar esse ano com pé direito, então tentarei dar inicio a uma serie de postagens a cerca de Missões Interculturais, Nacionais e Urbanas. Espero que gostem. ^^

Já ouvi muitas pessoas falando que a perseguição é algo diabólico, que o 'capiroto' faz para impedir o crescimento da Igreja. Já ouvi, e até mesmo falei, que a igreja brasileira precisa de uma grande perseguição, para despertar-se do sono que caiu já faz um tempo. Não sou fatalista, mas entendo, assim como meus irmãos chineses que sofreram, e ainda sofrem grande perseguição por amor do Evangelho. Que quando foram questionados sobre os motivos de oração que a Igreja deveria fazer para eles, responderam com segurança: "Não orem para que a perseguição acabe, pois a perseguição aflora em nós o caráter de Cristo. Antes, orem para que sejamos fortes em meio a ela"

Com isso, quero mostrar uma perseguição em especifico que aconteceu na Bíblia, e o principal motivo dela vir a acontecer.


"E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que ( disse ele ) de mim ouvistes.  Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" Atos 1: 4-8

Em seu ultimo discurso com os discípulos e apóstolos, depois de já ter dito que eles teriam de fazer testemunhas de todas as nações, pregar a todo mundo. Jesus dá a ultima ordem estrategica para os então apóstolos. E a determinação era que eles deveriam ficar em Jerusalém e ESPERAR a promessa. Eles só deviam esperar. Mas por que Jerusalém? Simples, Jesus sabia que não muito depois daqueles dias estaria começando uma festa chamada Pentecoste, que é a comemoração dos 50 dias depois da colheita. E nesse dia estariam reunidas em Jerusalém pessoas de todas as partes do mundo(At 2:9-11). E o batismo iria conceder a ousadia e dom necessário para que eles pudessem pregara o evangelho.
Muita gente lê esses versículos e diz que Jerusalém é a nossa casa, e é por lá que devemos começar a pregar. Mas isso não é verdade, pois nenhum dos apóstolos era de jerusalém, mas sim da galileia. Mas a partir do que expliquei acima, Jerusalém, deve ser entendida na minha vida e na sua vida, como o ponto ESTRATÉGICO de Deus na sua vida, que pode ser sua casa, seu trabalho, escola ou qualquer outro ponto. Mas não diz respeito exclusivamente a nossa casa.

Outra coisa, é que nunca foi do desejo de Jesus que os apóstolos se confinassem em Jerusalém! Jesus queria que eles esperassem em Jerusalém, e não que fizessem de lá seu quartel general. Pois o que vemos nos capítulos posteriores, é que os apóstolos se 'acomodaram' a Jerusalém. Claro! Faziam parte de uma igreja que crescia muito em numero de membros, eram vistos com bons olhos por todo o povo, tinham 'status'. E talvez, por causa desse "Status" eles tenham esquecido de que era para serem testemunhas TANTO, COMO. Tanto em Jerusalém, como nos confins da terra.

E por essa razão, o Senhor da Ceará resolve intervir na desobediência dos apóstolos.

" E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos.
 E uns varões piedosos foram enterrar Estêvão e fizeram sobre ele grande pranto.
 E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.  Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra. " Atos 8: 1-4

Por que digo que foi Deus que levantou essa perseguição?
1° Não são poucas as vezes que vemos na historia de Israel, Deus levando eles para castigos e exílios por causa de sua desobediência.
2° Creio que o 'capiroto', não iria fazer uma perseguição que resultasse em mais pessoas pregando o Evangelho.

Mas a parte que mais me choca nessa historia, é que as pessoas que tinham mais que obrigação de sair de Jerusalém, foram os que não saíram. Deus levantou uma perseguição, para despertar, e as autoridades espirituais sobre o povo, permaneceram dormindo.
Mas graças a Deus, que "os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra."

Minha oração, é que não necessite de uma perseguição para que possa fazer o que sei que tenho de fazer. De que se eu não posso alcançar os confins da terra com meus pés, vou investir financeiramente juntamente com orações para que outros possam alcançar.
E se a perseguição vier, espero que como meus irmãos chineses, possa estar contente por ver o carater de Cristo em mim sendo aperfeiçoado. ^^

Espero que reflitam sobre isso.

Aqui vai uma lista de livros que falam sobre missões e a Igreja perseguida.

Lirio entre Espinhos
Os olhos dos animais sem cauda
Filhas do Islã
O véu rasgado
Atrevi-me a lhe chamar de Pai
Missões no terceiro milênio
Onde estão os sete mil que não se dobraram diante de baal?
A chave para o problema missionário

Com temor e tremor..


Ismael Batista

2 comentários:

  1. COncordo com o post; é uma falácia acreditar que perseguição por causa do evangelho seja sempre obra do "caramunhão"- até porque, como você mesmo disse, tem um efeito reverso, uma espécie de "efeito omelete", quanto mais bate mais cresce!

    Ezequiel Domingues dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler hoje "Lírios entre espinhos"... A dificuldade em se pregar e ouvir o evangelho faz com que as pessoas atribuam maior valor à palavra.

    ResponderExcluir

Isso é para aqueles que tem dificuldade em comentar no meu Blog.
(Não sou só eu que sou sem noção ^^)
Você tem algumas opções.
Você pode ser meu seguidor e comentar direto na opção "Conta Google"(Principalmente se você já tiver um Blog).
Você pode colocar no Anônimo se quiseres me deixar curioso. hehehe

Ou

Nome/URL: Esse aqui você coloca seu nome e o indereço de algum site de relacionamento:Facebook, Orkut.. Ops.. Orkut morreu, tinha esquecido...heheh
Não é obrigatorio o endereço, podes colocar só o nome se quiseres.
Espero ter ajudado.
Ismael Batista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...