quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Evangelho Impessoal x Evangelho Pessoal


Depois de um tempo encarando desafios de discipulado de pessoas 'normais'(mentira, só fiz discipulado de gente doida.. kkkk). Passei para mais um desafio, que era de discipular Jovens que saiam do Centro de Detenção para menores. Era uma coisa nova para mim. Lidar com pessoas que tinham uma família semi-estruturada, um emprego fixo, e problemas casuais era uma coisa. Agora lidar com famílias sem estrutura nenhuma, sem renda e com problemas não convencionais é outra historia.

Estava fazendo o trabalho especifico com 3 ao mesmo tempo - especifico, por que era para eles a minha prioridade, mas sempre tinha pelo menos 4 pessoas no ambiente de cada um deles. A casa deles era muito distante da minha e da deles entre si, de forma que o minimo de tempo que gastava andando para sair de uma casa para outra era 1 hora de caminhada(Eu não tinha bicicleta ... hehehehe).

Foi uma experiencia que me custou muito, pois não sabia como lidar com toda a situação e tive de aprender na marra, contando com a ajuda de Deus que me daria sabedoria para administrar as coisas. Pela inexperiência, não pude realizar um discipulado eficiente. Não sabia como lidar com o problema dos roubos, do trafico e muito menos das drogas. Cada um deles tinha uma situação em especifico que para mim era suficiente mente complicada.

Era ótimo quando chegava na casa de um deles, é todos os 'vida loka' da rua se reuniam comigo em um quintal, e eu tinha liberdade para pregar, esclarecer dúvidas, e ficar sem qualquer tipo de receio ou medo. Uma das situações engraçadas que me aconteceu, foi que um desses dias quando eu vinha chegando na rua, que eles me avistaram suado e bastante cansado - por que eu acabara de vir de outro canto - eles se 'compadeceram' de mim e disseram:"Você não quer que a gente roube uma bicicleta para você?" kkkkkkk.. Eu ri e aceite a proposta.. Zuando... Eu recusei.

Contudo, mesmo sendo muito bom isso. O "alimento espiritual", nunca será suficiente para um ser humano como qualquer outro que tem carências, "financeiras" e "sentimentais". Eu sempre digo que o bom discipulador é medido pela sua capacidade de acompanhar o Espiritual, "Financeiro" e Emocional de uma pessoa.

E Jesus chega comigo e com você diante da multidão e dizendo: "Dêem vocês mesmos comida a eles"(Mt 14:16) Aí você olha para os pães e o peixe e diz: Ferrou! 
Então Jesus vai, estende nossa fé mais não nos isenta da responsabilidade.
Quero dizer que precisamos de bases, e quando falo de bases, não me refiro somente a uma boa Teologia. Mas ao entendimento e métodos para saber lidar com algumas situações que ocorrem.

Num desses casos, o problema "financeiro" imediato - falta de alimentos - foi resolvido com critério de urgência. Eu fiz uma lista de amigos com mais ou menos 50 pessoas, e para cada um eu designei alguma coisa, Arroz, Feijão, Café, Farinha, Farinha e mais farinha para fazer um pirãozão, kkkkkkk, e etc. 
Depois entraria a segunda etapa, Emprego. Sou contra sustentar qualquer pessoa e a mesma não mover uma palha. ¬¬' 
Foi outra etapa bem complicada.

Creio que a partir do momento que deixamos somente de Pregar, e passamos a nos preocupar, nos assemelhamos mais a Cristo. Jesus pregou um Evangelho pessoal de mudança social. Ele não queria mudar a sociedade começando pela elite politica, ou por um governo justo. Ele queria mudar a sociedade através da menor partícula dela, que é o próprio Individuo. Jesus nos convoca a viver no seu Reino, onde o que impera é sua Vontade e não a nossa. De forma que se vivemos segundo a vontade Dele, as mazelas sociais são subtraídas paulatinamente.

Quem é meu próximo?
Se alguém me der um tapa?
Se alguém me pedir um casaco?
Se alguém estiver com fome?
Se alguém estiver preso?
Se alguém doente?
Se alguém estiver nu?

Jesus deu resposta para essas perguntas. Somente com essas perguntas e com a respostas de Jesus, fica muito claro perceber que o Evangelho e o Reino de Deus é um transformador social.

"Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: —Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?
Aquele que o socorreu! —respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: —Pois vá e faça a mesma coisa."(Lc 10:36-37) 

Eu me emociono com essas palavras. Resumidamente, eu sou o próximo de todos aqueles quanto ajudo, independente de conhece-los ou não. E conhecendo ou não, se ele tiver fome, sede, frio, doente, preso, nu. Meu dever será entender, saciar, aquecer, cuidar, visitar, vestir.

Essa é a diferença entre o Evangelho Impessoal para o Evangelho Pessoal.
Enquanto um se preocupa em dar palavras sem ações, o outro se preocupa de fazer de suas palavras ação.

Eu Acredito que nós podemos fazer muito mais do que fazemos, se entendermos os Fundamentos do Evangelho de Transformação Social.

Por Hoje é só.

2 comentários:

  1. QUE DEUS ABENÇOE PODEROSAMENTE VOSSO MINISTERIO E DESEJARIAMOS TROCAR EXPERIENCIAS DE NOSSOS TRABALHOS http://gesetrabalhoempresidios.blogspot.com DIOS LOS BENDIGA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém..
      Será um prazer trocar experiencia, principalmente com pessoas que tem mais experiencias que eu.. Hehehehe
      E falar sobre missões transculturais e nacionais é bom demais...^^

      Excluir

Isso é para aqueles que tem dificuldade em comentar no meu Blog.
(Não sou só eu que sou sem noção ^^)
Você tem algumas opções.
Você pode ser meu seguidor e comentar direto na opção "Conta Google"(Principalmente se você já tiver um Blog).
Você pode colocar no Anônimo se quiseres me deixar curioso. hehehe

Ou

Nome/URL: Esse aqui você coloca seu nome e o indereço de algum site de relacionamento:Facebook, Orkut.. Ops.. Orkut morreu, tinha esquecido...heheh
Não é obrigatorio o endereço, podes colocar só o nome se quiseres.
Espero ter ajudado.
Ismael Batista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...