terça-feira, 10 de novembro de 2020

Autofagia Evangélica

A autofagia segundo o dicionário, é o ato de nutrir-se da própria carne (vulgo, comer a si mesmo). Não é meu interesse entrar em nenhum termo técnico ou biológico do que significa ou como funciona a autofagia.

Quando digo autofagia evangélica, falo dessa constante que temos em nosso meio de vivermos sempre em função de nós mesmos. Que toda forma de consumo que temos, está delimitado dentro das fronteiras do gospel-reformado-santo-eclesiástico e afins. Dessa experiência mais fruto da autoindução, do que da plena escolha. Pensei que isso só se dava nos campos mais jovens da fé, de pessoas que com pouca instrução, se apegavam firmemente a ideia de separação do 'mundo', e por isso evitavam e demonizavam tudo que fosse diferente. Foi o que vive nos passos iniciais de minha fé.

Contudo, percebo que até entre os mais entendidos, dificilmente existe uma busca por entender a Fé, que já não seja pré-moldada. Sempre buscamos saber e estudar a partir da leitura já enviesada. Seja no campo teológico ou ideológico. Estamos em busca não do pensar por si mesmo, mas sim do pensar pelo o que o outro já pensou por mim. E sem perceber, nos tornamos apenas meros repetidores. Com isso, não estou dizendo que ouvir o que um grande teólogo  tem a dizer sobre um assunto que não é de seu domínio e vivencia, não seja importante. Mas com certeza, ouvir só ele pode ser um grande problema.

Não estou dizendo também que alguém que mal leu a bíblia, deve ser incentivado a ler toda obra de Nietzsche. Precisamos ter clareza sobre nossa fé, fundamenta-la, sem medo de questionar. Da mesma forma que devemos saber que existe uma "Graça Comum", da qual o mundo prova e vive, e faz com que pessoas até blasfemas, criem coisas belas e ideias admiráveis, que podemos provar e comprovar sem abrir mão de nossa Fé.

Se permita viver intensamente sua fé, sem viver em bolhas, em guetos religiosos. A pluralidade do mundo só é um problema, quando você não percebe a singularidade de Cristo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso é para aqueles que tem dificuldade em comentar no meu Blog.
(Não sou só eu que sou sem noção ^^)
Você tem algumas opções.
Você pode ser meu seguidor e comentar direto na opção "Conta Google"(Principalmente se você já tiver um Blog).
Você pode colocar no Anônimo se quiseres me deixar curioso. hehehe

Ou

Nome/URL: Esse aqui você coloca seu nome e o indereço de algum site de relacionamento:Facebook, Orkut.. Ops.. Orkut morreu, tinha esquecido...heheh
Não é obrigatorio o endereço, podes colocar só o nome se quiseres.
Espero ter ajudado.
Ismael Batista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...